#Viagem | Atenção com o peso da bagagem e os valores cobrados

viagem_despachar_bagagem_blog_ABCCAMBIO

As regras passaram a valer no ano passado, mas ainda tem muita gente confusa sobre o limite de bagagem e se vai precisar pagar para despachar as malas na hora de fazer uma viagem de avião. Você é uma delas? Então vamos esclarecer algumas dúvidas.

Antes, no valor da passagem já estava incluso o despacho de uma mala com até 23kg, no caso dos voos nacionais. E até duas malas com 32kg para voos internacionais. Com as mudanças instituídas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), não são mais impostos limites, no entanto, as companhias aéreas decidem quanto poderá ser despachado e qual valor cobrado por isso.

Cada empresa decidiu por uma estratégia comercial, então, quando for comprar as passagens já consulte estas informações para não ser pego de surpresa na hora do embarque. Entre as “novidades” estão: franquias menores, cobrança por número de malas, valores diferenciados de acordo com o momento do pagamento do serviço e tarifas mais baixas para quem não despachar bagagem nenhuma.

 

E dinheiro, tem limite também?

Tanto para entrar em outro país quanto para sair do Brasil é preciso ficar atento. Não existe limite de dinheiro, porém, se ultrapassar R$ 10,000.00 (ou este mesmo valor em outra moeda) é necessário fazer uma declaração de bens do viajante (e-DVB) antes de embarcar. Ela está disponível no site da Receita Federal https://goo.gl/qkZ5V2 .

Este documento não é cobrado, é apenas uma forma de evitar que dinheiro de origem ilegal saia do Brasil ou entre no exterior. Todavia, se não informar a saída o viajante pode sofrer punições, como perder a quantia, ficar detido e ainda responder por crime de divisas.

Não quer ter dor de cabeça? Então troque suas moedas em uma casa de câmbio, assim você tem como apresentar a origem do dinheiro. E o próprio pessoal pode orientar sobre como preencher a e-DVB. A ABC Câmbio tem quatro lojas onde você pode comprar suas moedas com tranquilidade e segurança.

Você pode se interessar também!